Segredos Obscuros para Edição de Vídeo
Introdução

Índice | Lista de Equipamento | Captura | Edição | Efeitos Especiais | Arte Final e Gravação | Abreviaturas e Terminologias | Programas Mais Usados | Referências | Assuntos Relacionados

Esse tutorial é a experiência de um usuário amador, que não tem formação no assunto mas que pegou na cara-dura os programas e está na parada, lançando seus filmes para quem quiser ver. Não sou patrocinado por ninguém, então minha opinião é sincera (até que se prove o contrário...)

O universo que temos na edição de vídeo e cinema mostra grandes possibilidades de recursos, limitados somente por quanto você pode pagar. O que mostro aqui é a criação de vídeos com o básico: hoje é possível criar e editar um vídeo em seu computador pessoal, com boa qualidade. Não irei falar aqui de grandes ilhas de edição, câmeras de alta precisão ou efeitos especiais mirabolantes, isso tudo pra mim é surreal. O que eu sei, o que eu tenho, é um sistema básico no qual tento tirar o máximo dele. E se vocês perceberem, pode-se criar muita coisa...

Sendo assim, criei esse tutorial para organizar minhas idéias e trocar experiências com as pessoas. Ele está organizado de uma maneira natural, seguindo o processo criativo.

A primeira coisa que você tem que decidir é seu objetivo: de repente você descobre que aqui não tem nada a ver, caiu por aqui por acaso... A tabela abaixo resume o caminho a ser traçado, os detalhes estão nos tutoriais:

O quê você quer? O que você deve fazer
Quero preservar minhas fitas de VHS em DVD (ou algo parecido) Compre uma placa de captura, um HD grande e um gravador de CD ou DVD. Conecte seu vídeo, capture com o software incluso e converta usando um MPEG Encoder.
Quero criar filmes Compre uma camcorder digital, um HD grande e uma placa Firewire.
Quero copiar DVDs para AVI ou VCD Compre um DVD-ROM, use rippers.
Quero copiar DVDs para DVDs Compre um DVD-ROM e um gravador de DVD.
Quero criar animações (2D ou 3D) Use programas de animação (Flash para 2D, 3DStudio MAX ou Maya para 3D)

A figura abaixo mostra de forma resumida todo o processo (clique para ampliar a imagem):

 

Mostra-se na figura as mídias usadas em um círculo (representando um rolo de fita), e os processos em retângulos. A figura começa no processo de captura do material, seja por placa de captura ou via Firewire, com o material capturado é feita a edição, adicionando animações e outros efeitos criados no PC; o vídeo é montado em uma versão final, que pode ser exportada por várias mídias, incluindo formatos de arquivo para rede (download ou streaming), ou gravação em disco. Para gravação em DVD, é necessário agrupar os vídeos em um pacote específico, acrescentando menus interativos.

O esquema apresentado é bem resumido, não levando em conta passos específicos ou outras possibilidades, como captura de áudio ou exportar para fita de vídeo. Também não é visto processos profissionais (telecinagem, etc) pois, mais uma vez, será visto somente os procedimentos que possam ser feitos em casa.

 

Free Web Hosting