Segredos Obscuros para Edição de Vídeo
Lista de Equipamentos

Índice | Lista de Equipamento | Captura | Edição | Efeitos Especiais | Arte Final e Gravação | Abreviaturas e Terminologias | Programas Mais Usados | Referências | Assuntos Relacionados

Equipamento Básico
Você pode iniciar seu projeto de edição de filme com um equipamento mínimo:

Edição Analógica Câmera de Vídeo, 2 Videocassetes, cabos de conexão, microfone. É o mínimo que se pode ter para começar a brincar de edição. Ás vezes você pode necessitar de um amplificador ou receiver para poder entrar com o microfone. Com um receiver você também pode inserir uma trilha sonora.

Edição Digital Barata Câmera de Vídeo (em geral VHS-C ou Video-8), Computador (HD de no mínimo 1 Gb livre, memória de 64 Mb), Placa de Captura (com Video In ou TV In), Placa de som, microfone. Uma placa com saída de TV/ Vídeo possibilita gravar os vídeos editados em fita. Com um gravador de CD você pode gravar sua edição em MPEG e criar um VídeoCD, compatível com os aparelhos de DVD.

Edição Digital Cara Câmera de Vídeo Digital (Digital 8 ou Mini-DV), Computador (HD SCSI ou IDE ATA66/ 100 de no mínimo 5 Gb livre, memória de 128 Mb), placa de som, placa de interface IEEE 1394 que pode estar inclusa na placa-mãe ou em placa à parte. A interface IEEE 1394 é bidirecional: você pode extrair o filme, editar e gravar de volta na fita.

Edição Digital Mais Cara Câmera de Vídeo Digital, Computador rápido (AMD Athlon XP ou Pentium 4) com 2 HDs (um deles dedicado para captura de vídeo, pelo menos 40 Gb disponíveis), 512 Mb de memória, placa de som, monitor de 17", placa IEEE-1394, gravador de CD/ DVD. Com isso você edita com folga filmes de 2 horas, consegue aplicar efeitos e renderizar o trabalho para gravar em DVD-R.

Escolha das Peças para Montar a Ilha de Edição

Câmera de Vídeo
A primeira coisa a se pensar. Com uma placa de captura, qualquer câmera de vídeo deverá atender a necessidade básica. Você tem duas opções do pacote "produtor de filmes feliz":
-
Camcorder VHS-C ou Video 8 + Placa de Captura, ou
- Camcorder Digital + Placa Firewire.
Se você quer falar grosso, parte logo para a segunda opção.

Câmera Analógica atualmente os formatos comuns são o VHS-C, (com a versão de alta resolução SVHS-C) e Video-8 (igualmente com a versão Hi-8). VHS-C é um formato especialmente feito para ser compatível com os vídeos VHS, enquanto que o Vídeo-8/ Hi-8 é feito para ser visto na própria câmera, podendo ligar na TV ou em outro vídeo para fazer a cópia. Caso você esteja pensando em comprar uam boa câmera analógia, mais uma vez - considere comprar uma digital.

Câmera Digital: Digital8 ou MiniDV? Estes dois formatos de vídeo digital caseiro são muito similares, com algumas sutilezas. O formato dos dados é o mesmo - padrão DV, 29,97 fps, resolução de 720 x 480, compatibilidade com IEEE-1394... igual igual igual. O que vai determinar a qualidade são as lentes e o CCD (a peça que efetivamente captura a imagem).

As câmeras Digital8 são voltadas para o público caseiro, enquanto as MiniDV possui um variedade, que vai de gravações familiares (com modelos bem portáteis) até uso profissional. Se você vê um futuro rentável em suas edições, considere usar o formato MiniDV. As câmeras são mais caras, mas você na hora de um upgrade poderá aproveitar seu acervo. Outra coisa é que o MiniDV já se estabeleceu como padrão, ou seja, a maioria dos estúdios aceitará somente gravações em MiniDV.

Computador
O processo de captura demanda um grande fluxo de dados, e seu computador tem que segurar a onda. Micros novos (Pentium4, Athlon XP) atendem bem, mas tome cuidado com configurações "básicas" demais. Recomendo o uso de um HD separado, mas se você tiver um bom HD, com uma partição dedicada a vídeo, já funciona bem. Você sentirá a necessidade de um processador rápido na hora de inserir efeitos especiais: cada vez que quiser ver como está ficando, sempre haverá um processamento mais pesado.

Uma boa placa de vídeo e monitor de tamanho considerável irão lhe ajudar na hora da edição. Em algumas câmeras digitais, você consegue montar uma saída pro vídeo e TV, que junto com a ligação na Firewire, você consegue visualizar sua edição na TV.

De resto, um bom gabinete ventilado, especialmente para Athlon, e não economize com cooler na CPU.

Placa de Captura
Existem dois tipos: placas de vídeo com captura e placa dedicadas. Eu já possuí uma ATI All-in-Wonder de 4 Mb, uma Pinnacle DC10 plus e agora estou com uma placa IEEE-1394 (ou Firewire), e tudo que falo de dica é sobre o que vi nestas placas. Eventualmente recolherei opiniões de outros sistemas, através de terceiros.

Minha experiência

ATI All-in-Wonder 4 Mb: uma boa placa de vídeo "X-tudo", com entrada e saída de vídeo, recepção de TV e aceleração 3D. Esta placa é antiga, mas a ATI continua seguindo a doutrina All-in-wonder, agora com chips Radeon. A placa tem boa capacidade de captura, com facilidade de formatos de compressão. Sua capacidade de exportar o vídeo era simplesmente mostrar o que estava no desktop - isso é bom, pois as placas da Pinnacle, por exemplo, tem uma frescura de renderizar o vídeo de um jeito "X" e só então manda o sinal pra fora.

A desvantagem foi que a placa ficou antiga, faltou drivers para Windows 2000 em diante, ou seja, a placa foi descontinuada a favor das suas novas versões. Acredito que a série All-in-wonder que continue uma boa opção, mas não deixe de ver as placas de ASUS, baseadas em GeForce.

Pinnacle DC10+: Uma placa dedicada à captura e saída de vídeo. O codec de compressão é baseado no MJPEG, um formato consolidado e bem-feitinho. Pode capturar até 640x480, com ajuste de compressão de até 6 Mb/s, mas nunca consegui chegar nesse nível. Acredito que em micros mais velozes, com HD dedicado, é possível capturar em qualidade máxima (afinal, é o que o fabricante diz...)

A desvantagem é que tinha uma versão antiga da placa, que não tem drivers para Windows 2000 ou XP. Verifique se a placa que estiver comprando é compatível com seu sistema.

Essa página, chamada de Abandonados pela Pnnacle, guarda alguns links para drivers antigos e macetes para conseguir usar sua Pinnacle.

Firewire: meu estado atual, e te digo que é tudo de bom. A captura é sem stress, você marca o início e o fim do vídeo e pronto - não precisa ficar olhando se passou do ponto. Existem placas "de marca", mas olha só, a única diferença visível em placas firewire é o software que vem junto. Se você já tem, ou tem como arrumar um Adobe Premiere, compre a Firewire mais barata que encontrar, sem caixa, manual, nada. Ah, Windows 2000, ME e XP já detectam a placa, sem necessidade de drivers.

Pixelview: Já vi uma ou duas Pixelview, e não achei grandes coisas. Mas também não olhei a fundo, e não eram modelos topo-de-linha.

Placa Firewire (IEEE-1394)
Chamo de Firewire as placas de entrada padrão IEEE-1394, que é a maneira certa de se referir, pois "Firewire" é marca registrada da Apple. Nah, está bem, chamarei de Firewire daqui pra frente. Aqui nesse item você pode comprar qualquer marca, até aquelas placas bem chinesas devem funcionar.

Alguns modelos são caros pois eles vêm com cabos, software, etc etc etc. Sobre o cabo, cada câmera tem um tipo de entrada: 4 ou 6 pinos. Existem cabos de 6 para 6 pinos, 6 para 4 pinos e 4 para 4 pinos. Em geral as câmeras e notebooks Sony são 4 pinos - esse seria o sub-padrão i-Link, mas que é totalmente compatível com o Firewire. A diferença é que os cabos de 6 pinos levam alimentação, e isso é mais para outros periféricos - pois transferência de vídeo é somente uma das aplicações desta interface.

Outras formas de gravar e capturar vídeo digital
Webcam: Cara, nem tente comparar a qualidade de uma câmera digital com a webcam. A qualidade é péssima.
Câmeras Fotográficas Digitais: Estas câmeras são ótimas para fotos... 2, 3, 4, 10 megapixels... mas para gravar vídeo sua capacidade é de meros 320 x 240, e com o limite de tempo equivalente à memória da máquina. Serve de quebra-galho.
Placas de Captura USB: Existe algumas placas de captura feitas em módulos externos, conectados via USB. Eu nunca usei, mas acho que a qualidade não será boa por causa do limite de transferência da interface. Se for USB 2.0, tem chance de ser coisa boa, mas sua placa-mãe tem que ser compatível com USB 2.

Outras peças de hardware
Caso sobre dinheiro, tenha memória, muita memória... tenha HD, muito HD... não adianta ter a grande placa de captura se você tiver um funil que vai engarrafar tudo. Existe algo chamado drop frames, que conta quantos quadros você perdeu durante a extração do vídeo. Isso é muito ruim quando você começa a ficar exigente com a qualidade da imagem.

Algumas Marcas e Modelos de Hardware para Captura e Edição
Nome Descrição
Pinnacle Studio DC10 plus Entrada/ Saída RCA e S-Vídeo
Pinnacle Studio DC30  
ATI All-in-Wonder Placa de Vídeo PCI, 4 Mb, Entrada/ Saída RCA e S-Vídeo, Entrada TV/ Cabo.
ATI All-in-Wonder Pro Placa de Vídeo PCI, 8 Mb, Entrada/ Saída RCA e S-Vídeo, Entrada TV/ Cabo.
ATI All-in-Wonder 128  
ATI All-in-Wonder Radeon  
Creative Sound Blaster Live Placa de Som 4 canais, entrada/ saída digital.
Creative Sound Blaster Audigy Placa de Som 5.1 canais, entrada/ saída digital, interface IEEE 1394
ASUS GeForce2 V7700  
Placa IEEE-1394 genérica Possui 3 entradas/ saídas de 6 pinos. Geralmente não vem com o cabo.

Software
Da mesma forma, tenha um sistema operacional compatível. Se você usa Machintosh, esteja feliz. Se você usa PC, recomendo no mínimo o Windows 98. Atualmente utilizo o Windows 2000, por ser bem estável e o sistema NTFS aguenta arquivos grandes, que são gerados facilmente em uma captura (arquovos acima de 4 Gb não são suportados por FAT). O Windows XP também é recomendado, mas ele consome um pouco mais de recursos.

Caso você esteja procurando por alternativas, digo o seguinte: o Windows 95carece de recursos, o Windows Me, apesar de ter suporte para DV (Vídeo Digital), experimentei travamentos acima do normal. Windows NT aparentemente não é voltado para edição de vídeo, e em Linux tenho pouco conhecimento dos programas existentes, o que vi eram versões beta incompletas, ou sistemas dedicados comerciais.

Atualmente tem-se também o Windows XP, que está se provando estável, e tem suporte nativo para IEEE 1394 (Firewire). Esse sistema é baseado no WinNT/ Win2000, sendo que ele pode não reconhecer placas de captura analógicas antigas.

Dentro do sistema operacional ficam instalados os codecs. Existem os codecs públicos, como o DivX 4 e MPEG; e os codecs proprietários, como o Real Media e Quicktime. Cada um tem suas vantagens, sendo o DivX o mais difundido para edições caseiras. Para edições digitais usa-se o formato DV.

Tipos de Programas
Abaixo temos algumas funções básicas dos programas usados na produção. Alguns programas acumulam várias funções, mas o que é dado como exemplo é pela sua função principal.

Tipo Descríção Exemplos
Edição Programas de masterização, edição e produção final de vídeos. Adobe Premiere
Windows Movie Maker
Final Cut
Pinnacle Studio
Composição Programas de edição voltados a inserção de efeitos especiais e ajustes avançados de imagem. Adobe After Effects
Discreet Combustion
Conversão Programas para codificação de vídeos ou conversão entre formatos. Nesse tipo inclui-se os conversores de vídeo para VCD, SVCD e DVD. VirtualDub
Panasonic MPEG Encoder
TMPGEnc
DVD Authoring Programas para composição de DVDs a partir dos vídeos MPEG-2 codificados. Esses programas organizam as faixas, criam os menus interativos e criam a estrutura de saída do DVD (.IFO, .VOB). TMPGEnc DVD Author
DVDit
IfoEdit
Gravação Programas de gravação de CD e DVD. Alguns possuem suporte para gravação em VCD e SVCD. Ahead Nero Burning ROM
Easy CD Creator
Captura Programas para controlar placas de captura. Geralmente vêm inclusos em placas analógicas. FreeVCR
VidCap
Edição de Áudio Programas para edição, correção e conversão de arquivos de áudio. Cool Edit
Pro Tools
Edição 3D Programas para edição de gráficos 3D, realidade virtual Discreet 3DStudio
Maya
Codec Componente que contém um algoritmo de compressão/ descompressão, áudio ou vídeo. Usado pelos outros programas. São divididos em codecs sem perda (lossless), usados na edição e captura, e codecs com perda, usados na versão final. DivX
Xvid
Sorenson
Player Programa que reproduz arquivos de vídeo ou áudio. Windows Media Player
Winamp
Quicktime
Zoom Player
Radlight
Ripper Programa que extrai faixas de áudio ou de vídeo de CDs ou DVDs. CDex
AudioCatalyst
Plug-in Componente que acrescenta funcionalidade a um programa-base. Digieffects Delirium
Image Lounge
Cinelook

 

Lista de Programas Mais Usados em Edição de Vídeo
Sempre que souber, coloco o número da versão mais recente ao lado
Nome Descrição Aonde irei usar?
AC3 Filter Codec para ler faixas de áudio em 5.1 (basicamente de vídeos extraídos de DVD). Para decodificar filmes em 5.1
Adobe After Effects 5.5 ou 6 Edição, especializado em efeitos especiais. Possui vários plug-ins disponíveis.

Para composição, inserção de efeitos especiais

Adobe Illustrator 11 Edição de figuras vetoriais, similar ao Corel Draw, com boa integração com After Effects. Para criar figuras estáticas e letreiros
Adobe Photoshop 7 Edição do fotos, preparação de figuras e texturas para uso no filme (via Premiere ou After Effects). Possui milhares de plug-ins disponíveis. Para editar quadros individuais, letreiros
Adobe Premiere 6.5 ou Pro Edição. A nova versão inclui o Adobe MPEG Encoder e uma ferramenta poderosa para criar títulos. Para capturar vídeos da Firewire, montagem e exportação do projeto final
Ahead Nero 5.5 Gravação de CD-R, VCD e SVCD. Para gravar a versão final em CD-ROM, VCD, SVCD ou DVD
bbMPEG Encoder de MPEG 1 e 2, VCD e SVCD. Para gerar a versão do vídeo para VCD, SVCD
Cool Edit Pro 2 Edição de áudio Para gerar e editar as faixas de áudio, filtrar ruídos, acertar trilha sonora e efeitos sonoros
CyberLink Power DVD Player de DVDs e VCDs  
Discreet 3DStudio 5.1 Editor 3D consagrado, possuindo uma grande base instalada com muitos plug-ins e tutoriais. Para criação de animações 3D
Discreet Combustion Edição. Usado para composição, possui ferramentas poderosas. Para composição, inserção de efeitos especiais e correção de cor avançada
Discreet Edit Edição. Somente para Windows NT/2000.  
DivX 5.0.5 Codec baseado no Microsoft MPEG-4. Para codificar e decodificar seus vídeos em DivX
FreeVCR Captura de vídeo Para captura de vídeo analógico (não é necessário para Firewire)
Gif Movie Gear 3.0.2 Criação e otimização de GIFs animadas Para criação de pequenas animações em GIF, para web
Huffyuv Codec Codec sem perda, usado na edição, quando é necessária uma boa qualidade de vídeo. Para criar arquivos intermediários, no caso de editar um vídeo em um programa e querer inserir em outro programa, aonde é desejável não ter perda
Illusion 2 (ParticleIllusion 3) Gerador de partículas, efeitos especiais. Consegue-se criar efeitos realistas com baixo processamento. Para criação de efeitos rápidos
LSX MPEG Encoder 3.5 Encoder de MPEG 1 e 2, VCD, SVCD e DVD. Pode ser usado direto do Premiere.  
Macromedia Flash MX Editor de animações vetoriais iterativas, formato SWF

Para criação de animações leves para web, menus ou até sites inteiros. Pode exportar a animação em formato MOV, podendo ser inserida em outros projetos.

Microsoft VidCap Captura de vídeo. Simples mas eficiente. Veio incluso na minha Pinnacle DC10.  
MicroDVD Player Player de AVI e MPEG 1 e 2, incluindo formato MicroDVD. Aceita arquivo de legendas.  
Nimo Codec Pack 5 Pacotão de codecs para instalar - facilita para quando você encontrar um filme que não quer tocar. Para decodificar vídeos em codecs desconhecidos
Panasonic MPEG 1 Encoder 2.5 Encoder de MPEG 1 e VCD. Pode ser usado direto do Premiere.  
Panasonic MPEG 2 + 1 Encoder Versão nova que codifica MPEG 2, com templates prontos para DVD.  
Playa Player de AVI, vem incluso no DivX - nada demais, use o WMP.  
Pro Tools Edição de áudio - poderoso.  
QuickTime 6 Player de MOV. A versão Pro possibilita usar codecs avançados para compressão de vídeo.  
RadLight 3.03 Player de AVI e MPEG. Aceita arquivos de legendas, áudio AC3. Para visualização de vídeos com legendas em arquivos separados
Sorenson Video 3 Codec muito usado em arquivos MOV. Necessita do Quicktime Pro. Para codificação de vídeos MOV
The Font Thing Programinha bobo de gerenciar fontes TTF, bom quando você estiver procurando fonte para fazer um título. Para gerenciar os arquivos de fontes do Windows
TMPGEnc Encoder de MPEG 1 e 2, VCD e SVCD.  
Ulead Media Studio Edição - usei muito pouco.  
Ulead DVD Workshop Preparação e gravação de DVDs. Converte os vídeos para MPEG2, cria menus e grava.  
VirtualDub 1.4 Encoder de AVI. Conversão entre formatos. Captura de vídeo. Para conversão entre codecs, corte e união de vídeos. É necessário ter os codecs instalados.
Winamp 3 Player de WAV e MP3. Para ouvir arquivos MP3. Prático no hora de procurar arquivos de efeitos sonoros ou trilha sonora.
Windows Media Encoder 9 Encoder de WMV, distribuição gratiuta.  
Windows Media Player 9 Player de AVI, WMV e MPEG.  
Xvid Codec Codec derivado do DivX, código aberto.  
Zoom Player Player de AVI, MPEG 1 e 2  

 

Free Web Hosting