Segredos Obscuros para Edição de Vídeo
Edição

Índice | Lista de Equipamento | Captura | Edição | Efeitos Especiais | Arte Final e Gravação | Abreviaturas e Terminologias | Programas Mais Usados | Referências | Assuntos Relacionados

Pré-edição dos arquivos
Antes de iniciar a edição, pode-se fazer uma pré-edição os originais recém-capturados. Ajustar cor e imagem, remover entrelaçamento (deinterlace) e separar os arquivos em cenas. Em minhas edições caseiras também costumo converter para DivX, em qualidade máxima, para diminuir o tamanho dos arquivos. Se for o caso, o encoder do DivX 4 tem a opção de deinterlace, otimizando o processo. Caso tenha precisosidade na qualidade, não há o problema de interlace e tenha espaço no HD, não há necessidade desta etapa.

Pré-editando DV
Bom, já que você está capturando pela Firewire não vai querer perder qualidade, então deixe como está. O vídeo que vem da câmera sempre é entrelaçado, no qual tem uma ordem, ou sentido de varredura: a varredura pode começar pelo campo superior (upper field first) ou pelo campo inferior (lower field first). Se você trocar a ordem de varredura a imagem vai ficar esquisitaça.

Quem vai ditar a ordem de varredura é a câmera e a captura. Veja como está: No Adobe Premiere, acesse o menu Project > Settings Viewer. Pra você ter qualidade máxima, o início, meio e fim devem estar com as mesmas configurações. Você até pode mudar, mas já sabe que não ficará perfeito...

Tutorial Rápido - Comandos Básicos do Premiere

No canto superior esquerdo da janela Timeline, temos os botôes principais de edição. Acostume-se a eles - você os utilizará constantemente.

Alguns botões possuem vários ocmandos - segure o botão com o botâo esquerdo do mouse para mostrá-los. Estes botões estarão agrupados por similaridade.

A maioria dos comandos também podem ser acessadas pelo teclado.

Resumo das Funções do Timeline

Selection - Ferramenta básica de arrastar os clips de áudio e vídeo, ajustar início e fim dos clips e ajustar os perfis de volume e balanço (rubberbands) dos clips de áudio.
Hand - Movimenta o trecho visualizado no Timeline. É o efeito similar de arrastar a janela verde no Navigator.
Range Select - Seleciona vários clips, clicando e arrastando um retângulo em volta dos arquivos, ou selecionado cada arquivo com a tecla shift pressionada.
Block Select - Seleciona e copia um trecho da Timeline, criando clips virtuais: vídeos que representam o trecho copiado em um único clip. Os clips virtuais permanecem ligados aos arquivos originais, ou seja, quando se mexe nos originais os clips virtuais mudarão da mesma forma.
Track Select - Seleciona todos os clips de um determinado ponto à direita, dentro de uma faixa
Multitrack Select - Seleciona todos os clips, de todas as faixas, de um determinado ponto à direita. Usado para fechar "buracos" na timeline, trazendo todo o resto do filme para frente.
Zoom - Controla o alcance da Timeline, podendo variar de 1 quadro por divisão até 8 minutos por divisão. O zoom também pode ser controlado no canto inferior esquerdo da Timeline (indicando o nível de zoom, por exemplo "10 Seconds").
Rolling Edit - Com dois clips consecutivos, você diminui a duração do primeiro clip, aumenta a duração do segundo clip e e mantém a duração total. Veja esta figura para entender.
Ripple Edit - Diminui a duração do clip anterior, sem alterar a duração dos clips posteriores. Veja esta figura para entender.
Rate Stretch - Aumenta ou diminui a duração de um clip, alterando sua velocidade.
Slip - Ao arrastar um clip, muda os pontos de entrada e saída do clip (In e Out), sem alterar a duração. Veja esta figura para entender.
Slide - Ao arrastar um clip no meio de uma faixa, o slide encurta o clip anterior e aumenta o clip posterior. Veja esta figura para entender.
Cross Fade - Faz uma transição de áudio entre duas faixas. Os clips devem estar justapostos, com o final da primeiro clip sobrepondo o início do segundo clip. O Cross fade irá automaticamente reduzir o volume da primeiro clip, enquanto aumenta o volume do segundo clip.
Fade Adjustment -Aumenta por igual todo um nível de volume ou balanço em um clip de áudio. Esta ferramenta aumenta níveis constantes, não mexendo em rampas (como de fade-in ou fade-out nos extremos do clip).
Link/ Unlink - Associa ou desassocia um clip de áudio com o respectivo clip de vídeo. Em geral um clip de vídeo possui seu clip de áudio, e às vezes ela não é necessária. Ao invés de zerar o volume do áudio, o clip pode ser desassociado e deletada, dando espaço na Timeline e melhorando a área de trabalho.
Razor - corta um clip em duas partes.
Multiple Razor - Corta os clips, em todas as faixas de áudio e vídeo, em um determinado instante.
Fader Scissors - Cria um corte no perfil do volume (rubberband), criando dois pontos de fade adjacentes. Útil para criar um "degrau" no volume.
In Point - Estipula um corte de início em uma faixa, jogando fora toda a parcela a esquerda deste ponto.
Out Point - Estipula um corte de fim de uma faixa, jogando fora toda a parcela a direita deste ponto.

Editando o vídeo

Transições
Elas são muito usadas em vídeo, use com parcimônia. Os fades são a transição mais simples. Simples e eficazes (...)

Dublagem
Uma arte à parte... no início costumava dividir o "trabalho mental" dos atores, fazendo na hora de gravar que eles concentrassem nos gestos, e depois na hora da dublagem se dedicassem ao diálogo. e melhor ainda: nós poderíamos substituir as vozes, não precissávamos de ter exatamente os mesmos atores.

Uam dublagem vai lhe dar um efeito "Filme Antigo na Sessão da Tarde", tente pelo menos uma vez: diversão garantida!

Fora o lado cômico, você ao fazer a dublagem pode refazer a faixa de áudio de uma cena, principalmente se houve muito ruído. Tenha cuidado de inserir uma sonoplastia, nem que seja "na boca", e é claro, uma trilha musical sempre é bem-vinda.

Free Web Hosting