Segredos Obscuros para Edição de Vídeo
Efeitos Especiais

Índice | Lista de Equipamento | Captura | Edição | Efeitos Especiais | Arte Final e Gravação | Abreviaturas e Terminologias | Programas Mais Usados | Referências | Assuntos Relacionados

Tipos de efeitos mais comuns

Efeitos durante a gravação

- Maquiagem
- Efeitos de câmera: vários truques sào conseguidos com a câmera: desde a movimentação (pan, dolly), efeitos digitais na câmera, até efeitos bem complexos, como o efeito bullet time do Matrix, usando centenas de câmeras gravando simultaneamente.
- Pirotecnia: taca fogo no cenário! Isso relamnete impressiona, mas não vá causar um incêndio e depois dizer que o tutorial mandou fazer!!
- Iluminação
- Titeragem: Uso de fantoches, desde os mais clássicos até os eletrônicos.

Efeitos na edição

- Transições: efeito simples que em geral é usado para atenuar uma mudança de cena.
- Chroma-key (keying): substituição de uma cor no vídeo por outra imagem. Muito usado em estúdio, com um fundo azul ou verde. Pode ser improvisado também com um dia de céu claro.
- Animação (2D, 3D): esse efeito merece um estudo a parte, suas possibilidades são extensas.
- Lens Flare: efeito razoável de clarões de armas de fogo ou magias.
- Ajuste: mudança de saturação, brilho e contraste; equilíbrio de cores, inversão (negativo); usado para acertar uma gravação com pouca iluminação.
- Distorção: alongamento, compressão ou expansão dos pixels do vídeo. Efeitos de "olho-de-peixe".
- Áudio: equalização, eco, redução de ruído, flanger, coro (chorus), pitch. Veja abaixo.
- Vídeo: correção de cores de sistemas de vídeo (NTSC), timecode, desentrelaçamento (deinterlace).
- Blur/ sharpen: Blur é "borrar" a imagem, simulando um efeito de movimento ou de embaçado. Sharpen é o efeito inverso, que tenta recompor a imagem borrada. O sharpen não é milagroso, e usá-lo ao extremo irá acentuar o rúido da imagem.
- Geração de Partículas: É o efeito de simular pequenos elementos, em grandes quantidades, sob a ação de forças externas. Estas partículas podem ser grãos de areia, gotas d'água, moedas, pontos de luz, etc. O recurso de partículas pode gerar efeitos convincentes de fogo, fluidos e "magias". Existem aplicativos dedicados à geração de partículas, como o Illusion - veja o tutorial no final da página.

Efeitos de Áudio
Não esqueça do outro lado do filme, que também merece seus efeitos:

- Mudança da Voz: mudar o timbre, criando efeitos de flanger e ecos podem causar uma voz monstruosa, efeito básico para filmes trash.
- Sonoplastia: todo tipo de ruído ambiente, tiros, tombos, animais e até gritos. Existem pessoas que perdem seu tempo gravando estes sons, havendo até CDs só de sonoplastia. Procure pela rede por "sound FX", você achará muita coisa interessante. Outra fonte são os jogos de computador, recentemente peguei sons interessantes de tiros no CounterStrike.

Trilha Sonora
Cada filme tem sua música certa para acompanhar. Siga algumas regrinhas:

1. Sua música favorita de heavy metal nem sempre irá se encaixar. Às vezes você terá que dar o braço a torcer.
2. Prefira músicas instrumentais. O vocal das músicas pode confundir os diálogos.
3. Tem cena que pede silêncio. Você não é obrigado a enfiar música pelo filme inteiro.
4. Às vezes o início da música não é legal, porém o meio ou o final serão adequados. Escolha o trecho certo.
5. Cuidado com direitos autorais, até sonoplastias podem estar registradas.

Links de Interesse

MSFX - Ótima página que descreve os vários tipos de efeitos especiais, ilustrando com exemplos de filmes conhecidos.

Tutorial Rápido - Usando o Adobe After Effects (AE)

Aqui irei mostrar como iniciar um projeto no AE, aplicar efeitos e renderizar o filme. O tutorial está baseado no AE 5.5. A figura abaixo mostra o AE aberto e em uso.

Clique para ampliar
A janela do After Effects 5.5

1. Abra o AE, com começará com um projeto em branco.
2. Na janela do projeto (com o título "Untitled Project.aep"), com o botão direito do mouse, escolha "New Composition"
3. Dê um nome à sua composição, o formato (no preset existem vários formatos comuns) e a duração. Deixe uma boa margem na duração do vídeo, para ter folga na sua edição. Você pode alterar essas configurações a qualquer momento.
4. Abre-se então uma janela de monitor e uma timeline, como existe no Premiere.
5. Comece a inserir clips (arquivos de vídeo, áudio ou figuras). Clicando com o botão direito na janela do projeto, escolha Import > Files. Nesse exemplo, vamos inserir um vídeo. Escolha qualquer um, e dê o OK.
6. Arraste seu clip da janela de projeto para a timeline. Seu vídeo irá ocupar uma linha (layer). Ao contrário do Premiere, somente um clip ocupa cada layer. Isso pode deixar as coisas bagunçadas, mas você não precisa fazer tudo em uma composição só.
7. Insira outros clips. Posicione os clips arrastando-os na timeline para esquerda ou direita. Para usar o snap (para, por exemplo, o final de um clip "encaixar" no início do próximo) mova o clip com a tecla SHIFT pressionada. Quando o clip chegar perto de outro ele dará um pequeno salto, "colando" com o clip. Isso é importante para evitar buracos no vídeo final.
8. Insira efeitos em um clip: clicando com o botão direito no nome do layer (ou diretamente no menu), vá em Effects e escolha entre vários efeitos. Você pode aplicar quantos efeitos quiser em um clip.
8.1. Por exemplo, insira um relâmpago com Effect > Render > Lightning. Abre-se então a janela de controle dos efeitos, ou Effect Controls. Escolha os pontos de início e fim do raio (Start Point e End Point) - clique na cruz no lado dos números e escolha a posição do ponto no monitor. Você também pode digitar os números diretamente.

Clique para ampliar
Editando keyframes no timeline

8.2. Keyframes: Para fazer qualquer efeito variar ao longo do tempo, expande seu layer clicando na seta, no início da linha, ao lado do quadrado colorido. Faça isso nesse mesmo layer aonde você colocou seu efeito de lighting. Expande a linha Effects, e depois a linha lightning.
8.3. Para inserir um keyframe, Escolha uma posição do cursor na timeline (essa linha vertical que corta todos os layers) e ligue os botões que parecem um relógio, ao lado do Start Point (vai aparecer um diamante na timeline).
8.4. Escolha outra posição do cursor. Agora mude o valor do Start Point (clicando na cruz ou mudando os números), definido outro keyframe.

Clique para ampliar
Editando keyframes na janela de efeitos

8.5. Passe o cursor ao longo da timeline, ou dê um play: você verá o ponto inicial do raio mudando de posição.
8.6. Você pode definir outros keyframes para o Start Point, você pode animar o End Point, ou qualquer outro parâmetro, de qualquer efeito. Os keyframes não necessariamente devem coincidir, não há limite para o que você pode fazer.
8.7. Para desfazer os keyframes, desligue o botão do relógio ao lado do nome do parâmetro.
9. Renderize seu filme com Composition > Make Movie. Abre-se então o Render Queue, você pode escolher várias opções.
9.1. Por exemplo, para renderizar em AVI DV, clique no combo box do Output module (abre uma janela aonde você pode criar um tipo de saída).
9.2. Em video output clique em Format Options e escolha "Microsoft DV" (ou qualquer outro codec de DV).
9.3. Dê o OK, voltando ao Render Queue, escolh a um nome para seu vídeo clicando em Output To (no nome "Comp_1.avi")
9.4. Clique em Render e espere seu vídeo ficar pronto.

Com isso você tem o ultra-básico do AE. Em breve farei tutoriais específicos.

 

Tutorial Rápido - "Use Your Illusion"

Aqui explicarei o básico de um programa bem prático, que costuma causar boas impressões e não gasta muito processamento. ParticleIllusion 3, ou Illusion para os íntimos.

Clique para aumentar
Eu, manipulando os poderes do Illusion

O Illusion é um gerador de partículas, no qual pode-se criar efeitos de fogo, gás, água, luzes, e muitos outros - com capacidade do usuário criar seus próprios efeitos com uma boa facilidade. O objetivo será inserir um efeito em um trecho de vídeo no Adobe Premiere. O macete será exportar o efeito em um sequência de figuras (Targa sequence) com o canal alpha ligado, aonde poderemos manter o vídeo original sem precisar re-renderizar o efeito (por exemplo, no caso de querer ajustar o contraste do vídeo original). O exemplo considera que o vídeo está em AVI DV (720 x 480, 29.97 fps), mas pode ser adaptado para outros tipos.

1. No Adobe Premiere, escolha o trecho do vídeo aonde acontecerá o efeito. Use a Work Area Bar (a barra amarela em cima da Timeline) para definir sua área de trabalho (Work Area).
2. Exporte a Work Area usando Export Timeline > Movie.
2.1. Dê um nome ao arquivo. Clique em Settings, escolhe o Filetype como "Microsoft AVI" o Range como "Work Area". Desligue a opção "Export Audio".
2.2. Clique em Next, escolha o compressor: aqui pode ser qualquer um, pois será somente uma base (eu costumo usar o DivX 5, com uma taxa de 200 kbps). O Illusion NÃO entende DV.
2.3. Nesta mesma tela ajuste o Frame Size para 640 x 480, e o Pixel Aspect para Square pixels (1.0). Pelo que sei, o Illusion ainda não corrige razões de aspecto, então temos que usar isso.
2.4. Clique em OK, Clique em Save, espere renderizar o vídeo. Quando acabar, não precisa fechar o Premiere.
3. Abra o Illusion. Vá no layer 0 (no canto superior esquerdo), clique com o botão direito do mouse, escolha "Background Image". Escolha seu vídeo que acabou de criar. Como o original é em DV, não esqueça de definir os Fields. Na maioria dos casos, escolha em "Separate Fields" a opção "Lower First". Isso é importante pro efeito ficar bom.
4. Acostume-se ao Illusion: ele tem um timeline na parte inferior e uma lista de efeitos no lado direito. Há uma janela no canto superior direito, em que você pode testar os efeitos. Você pode criar outros, importar, etc etc. Bem, reesumindo: escolha um efeito e clique no vídeo para inseri-la.

Clique para aumentar
What do you mean 'Death Star approaching'? AAAAAHHHHH

5. A princípio o efeito não aparece, mas se você correr o timeline (arrastando a linha vermelha com um número embaixo) você verá o efeito evoluindo. O efeito pode mudar ao longo do tempo: escolha algumas posições no timeline e mude a posição do efeito (use a opção Select no menu, ou clique 'A').
6. Lembre-se que seu vídeo tem um limite de tempo: quando você extrapola o fim do vídeo, a imagem fica 'congelada'. Você pode ver o tamanho do vídeo (em frames) na descrição do layer: por exemplo, ''nomedovideo.avi 300 @ 1' indica que o vídeo tem 300 quadros. Nos controles do Illusion (figura abaixo), o terceiro número é a duração total: coloque-o no mesmo tamanho do seu vídeo original.

Clique para aumentar
A barra de controles do Illusion

7.1. Bom, com o efeito pronto, hora de exportar de volta: antes de tudo, DESLIGUE o background (ele é só uma base, além de estar com qualquer codec) indo no Layer 0 e clicando no botão "bg". Deve aparecer um X vermelho no bg e o background deve sumir.
7.2. Clique no botão vermelho nos controles. Escolha um diretório vazio, pois faremos agora uma porrada de arquivos. Dê um nome que termine com TGA, como por exemplo cataclisma.tga . O illusion criará uma série cataclisma0001.tga, cataclisma0002.tga, ... clique em Save.
7.3. Na próxima janela, ligue o "Save Alpha", veja se a opção "Remove black bg..." também está ligada. Ligue também o "Enable" no "Compression".
7.4. Clique em OK, espere renderizar seu efeito.
8.1. Volte para o Premiere (não precisava nem ter fechado). Vá na janela do projeto, e insira um clip (botão direito, Import > File). Escolha o primeiro arquivo da seqüência (no nosso exemplo, cataclisma0001.tga). Ligue a opção "Numbered Stills" para ele entender que é uma seqüência de arquivos.
8.2. O Premiere, malandro, vai interpretar tudo como se fosse um vídeo. Insira o efeito na sua timeline, em qualquer lugar exceto nos Video 1A e Video 1B. Para haver transparência, o vídeo deve estar em Video 2 em diante. Se você foi esperto, usou o próprio Work Area Bar como guia para encaixar o efeito sobre o vídeo original.
8.3. Ligue a transparência do vídeo, clicando nele e ligando o "Transparency" nos Effect Controls (se não estiver vendo esta janela, ligue-a em Window > Show Effect Controls)
9. Pronto! Você inseriu seu efeito dentro do projeto. Você também pode inserir o efeito no After Effects, Combustion, e qualquer outro programa que entenda Targa Sequences, com Alpha Channel.

 

Free Web Hosting