Comparação - MPEG Encoders

Objetivo

Determinar o melhor encoder para aplicação de gravação de DVDs, sob plataformas PC.

Esta comparação foi inspirada no Encoder Test, que infelizmente está ficando desatualizado. Nesta página, estão vários dos encoders testados aqui, porém em versões antigas.

Parâmetros

A expectativa principal de um encoder é:
- Qualidade no vídeo, tomando como base um certo bitrate. em geral a melhor qualidade é tomada por um bitrate variável, desta forma toma como medida o bitrate médio.
- Velocidade de codificação
- Compatibiliade com vários tipos de arquivo de entrada (aceitar MPEG, AVI, MOV, WMV, etc)
- Compatibilidade com DVD

Como segundo critério, espera-se algumas características secundárias, mas que quebram o galho:
- Compatibilidade como plug-in com softwares de edição (neste caso, comparado com o Adobe Premiere Pro)
- Capacidade de batch (você programar uma série de codificações e largar fazendo. De preferência, o aplicativo ao terminar de codificar, desliga o PC).
- Estimativa de espaço (de uma forma, otimizar o tamanho do vídeo para ocupar todo o espaço no disco)
- Filtros (apesar de estarmos contando com a codificação de vídeos editados, podemos desejar alguma conversão rápida, e um filtro já maceteado pode ser uma mão na roda)
- Conversão de multi-formatos (converter para vários tipos de arquivos em série, e alguns encoders podem converter para vários formatos, como AVI ou WMV, afim de lançar edições do vídeo para várias plataformas).
- Integração entre softwares de edição e autoração (além do uso como plug-in, pode haver compatibilidade na fase de autoração, tais como marcação de capítulos)

Comentários iniciais

A princípio, a questão do uso de VBR é fundamental, pois desta forma o encoder otimiza a utilização do bitrate. Existe VBR de 1 passada, 2 passadas ou varias passadas - este tecnicamente o melhor, mas quase sempre com um custo adicional de tempo. Para os preciosistas, nada melhor que usar todas as passadas possíveis para enxugar o vídeo...

Outra questão a se levar em conta é o motion prediction dos encoders. Este de fato o ponto importante, pois neste é que se verá a busca da qualidade do vídeo.

O terceiro item que rege a qualidade do vídeo é a quantizer matrix - para muitos um parâmetro muito estranho, que aparece como uma série de números em uma matriz. A quantizer matrix faz parte da função de transformação do vídeo entre o domínio do tempo e da freqüência, função responsável pela compressão do vídeo. Este conjunto de "números mágicos", se forem devidamente bem-escolhidos, irão melhorar a compactação do vídeo. Existem alguns modelos prontos para certos tipos de filmes.

Resultados

TMPGEnc 3 Xpress

- Boa compactação, mas visivelmente mais lento que os demais;
- Ilustra a ocupação prevista em disco, ótimo para otimizar o tamanho;
- Não possui plug-in para o Adobe Premiere, mas pode ser arrumado através do AviSynth;
- Capacidade de exportação para AVI e WMV, em modo "batch" (você define vários arquivos de entrada e/ ou vários formatos de saída, o programa cria cada formato de saída simultaneamente).

Canopus Procoder 2

- Capacidade de exportação para vários formatos (MUITOS formatos, com muita coisa já com template), em modo "batch". Isso é bom quando se quer lançar o vídeo em várias plataformas.
- Quatro níveis de qualidade (high-speed até mastering quality), sem maiores controles adicionais.
- Capacidade de gerar direto a estrutura do DVD, sem precisar de autoração, isso é ótimo para trabalhos mais simples.
- Compatibilidade com Adobe Premiere, podendo exportar direto, inclusive consegue ler as marcações de capítulos para criar o DVD.

CinemaCraft Encoder (CCE) SP

- Ótima compactação com ótimo tempo de processamento;
- Codificação em até 9 passadas (!), ideal para quem quer tirar o máximo do máximo do máximo. Na prática ando usando 3 passadas, e fica beleza.
- Possui versão de plug-in para Adobe Premiere;
- Controle básico de qualidade (1 a 5), alguns flags, quantizer matrix, maiores configurações somente na versão completa;
- Foi visto a versão "trial", aparentemente a versão completa é assutadoramente avançada, isso sem falar na versão Pro...
- Tive problema com o programa, atualmente gera um vídeo com muito lixo. Não sei se a versão está com problema, ou existe algum conflito com outros programas.

LSX Encoder

-

MainConcept Encoder 1.4.2

- Usado atualmente pelos programas da Adobe (Premiere e DVD Encore).

Adobe Encoder

- Incluso no Adobe Premiere e Adobe Encore DVD;
- Implementação simplificada do MainConcept Encoder;
- No Premiere possui uma opção de maximizar a ocupação no DVD, usando o maior bitrate possível. Porém, o bitrate encontrado quase sempre não é o ótimo (sempre dá pra apertar mais um pouco).

 

Conclusão

Atualmente (05/01/2005) estou usando o Canopus Procoder 2 pela sua facilidade e bom desempenho. Eventualmente, também uso o TMPGEnc 3 Xpress em alguns testes.

Free Web Hosting