Índice
Intro
Equipamento
Captura
Edição
Efeitos
3D
Arte Final
Autoração de DVDs
Abreviaturas
Programas
Referências
Assuntos Relacionados
Travou!

Segredos Obscuros para Edição de Vídeo
Adobe After Effects
Atualização 31.01.2005 8:16

Empresa: Adobe.

Licença: comercial.

Quando usar: o AE (After Effects) é uma ferramenta para auxiliar o Premiere, editando cenas específicas com efeitos de vídeos. Nele edita-se cenas individuais, ou somente trechos de cenas, enquando a função do Premiere é juntar estas cenas. O AE possui um conjunto vasto de plug-ins, tornando-o um sólido programa de edição.

Porque usá-lo: veja abaixo.

Versões conhecidas

After Effects 6.5 Professional
Acompanha Color Finesse (filtro de correção de cor poderoso)
After Effects 6.5
DV preview.
After Effects 6.0 Professional
 
After Effects 6.0
Maior integração com Adobe Photoshop (consegue decompor os layers) e Illustrator. Ferramenta de criação de texto mais prática.
After Effects 5.5
 

Programas similares: Combustion.

Links: Creative Cow, The Plugin Site, AE FreeMart, Adobe.

Premiere ou After Effects?

Estes dois programas, apesar de serem da mesma empresa, possuem interfaces bem diferentes. O Premiere edita o vídeo por clips, enquanto o After Effects edita a partir de layers - o que pode parecer muito ocnfuso quando você tiver muitos vídeos, mas é só dividir seu trabalho em composições e juntar tudo em uma conposição-mestre.

O Premiere você tem opções de importar DV e exportar DV, MPEG, AVI, MOV, além de aceitar plug-ins como Panasonic, TMPEGEnc e LSX. Você também pode exportar "Direct to tape", caso você tenha o equipamento necessário.

Já o After Effects é o supra-sumo de efeitos especiais. Além de possuir uma quantia generosa, vindo na caixa, existem dezenas de plug-ins a parte: Aurorix, BorisFX, Berzerk, Cinelook, Delirium, Psunami, Image Lounge, Knoll Light Factory, e por aí vai. Você consegue usar alguns destes plug-ins no Premiere, mas você não terá a mesma facilidade de usar os keyframes como no AE. Além dos efeitos, a parte de mascaramento (masking) do AE é muito boa.

Ou seja, ambos os programas se complementam. Um dica de uso: comece no Premiere, capturando seus filmes e fazendo uma montagem inicial. Entre no AE e importa o arquivo do Premiere, termine a edição e adicione os efeitos. Renderize o filme e passe pro Premiere renderizar o arquivo final.

 

Tutorial Rápido - Usando o Adobe After Effects (AE)

Aqui irei mostrar como iniciar um projeto no AE, aplicar efeitos e renderizar o filme. O tutorial está baseado no AE 5.5. A figura abaixo mostra o AE aberto e em uso.

Clique para ampliar
A janela do After Effects 5.5 (o AE 6.5 é muito semelhante)

1. Abra o AE, com começará com um projeto em branco.
2. Na janela do projeto (com o título "Untitled Project.aep"), com o botão direito do mouse, escolha "New Composition"
3. Dê um nome à sua composição, o formato (no preset existem vários formatos comuns) e a duração. Deixe uma boa margem na duração do vídeo, para ter folga na sua edição. Você pode alterar essas configurações a qualquer momento.
4. Abre-se então uma janela de monitor e uma timeline, como existe no Premiere.
5. Comece a inserir clips (arquivos de vídeo, áudio ou figuras). Clicando com o botão direito na janela do projeto, escolha Import > Files. Nesse exemplo, vamos inserir um vídeo. Escolha qualquer um, e dê o OK.
6. Arraste seu clip da janela de projeto para a timeline. Seu vídeo irá ocupar uma linha (layer). Ao contrário do Premiere, somente um clip ocupa cada layer. Isso pode deixar as coisas bagunçadas, mas você não precisa fazer tudo em uma composição só.
7. Insira outros clips. Posicione os clips arrastando-os na timeline para esquerda ou direita. Para usar o snap (para, por exemplo, o final de um clip "encaixar" no início do próximo) mova o clip com a tecla SHIFT pressionada. Quando o clip chegar perto de outro ele dará um pequeno salto, "colando" com o clip. Isso é importante para evitar buracos no vídeo final.
8. Insira efeitos em um clip: clicando com o botão direito no nome do layer (ou diretamente no menu), vá em Effects e escolha entre vários efeitos. Você pode aplicar quantos efeitos quiser em um clip.
8.1. Por exemplo, insira um relâmpago com Effect > Render > Lightning. Abre-se então a janela de controle dos efeitos, ou Effect Controls. Escolha os pontos de início e fim do raio (Start Point e End Point) - clique na cruz no lado dos números e escolha a posição do ponto no monitor. Você também pode digitar os números diretamente.

Clique para ampliar
Editando keyframes no timeline

8.2. Keyframes: Para fazer qualquer efeito variar ao longo do tempo, expande seu layer clicando na seta, no início da linha, ao lado do quadrado colorido. Faça isso nesse mesmo layer aonde você colocou seu efeito de lighting. Expande a linha Effects, e depois a linha lightning.
8.3. Para inserir um keyframe, Escolha uma posição do cursor na timeline (essa linha vertical que corta todos os layers) e ligue os botões que parecem um relógio, ao lado do Start Point (vai aparecer um diamante na timeline).
8.4. Escolha outra posição do cursor. Agora mude o valor do Start Point (clicando na cruz ou mudando os números), definido outro keyframe.

Clique para ampliar
Editando keyframes na janela de efeitos

8.5. Passe o cursor ao longo da timeline, ou dê um play: você verá o ponto inicial do raio mudando de posição.
8.6. Você pode definir outros keyframes para o Start Point, você pode animar o End Point, ou qualquer outro parâmetro, de qualquer efeito. Os keyframes não necessariamente devem coincidir, não há limite para o que você pode fazer.
8.7. Para desfazer os keyframes, desligue o botão do relógio ao lado do nome do parâmetro.
9. Renderize seu filme com Composition > Make Movie. Abre-se então o Render Queue, você pode escolher várias opções.
9.1. Por exemplo, para renderizar em AVI DV, clique no combo box do Output module (abre uma janela aonde você pode criar um tipo de saída).
9.2. Em video output clique em Format Options e escolha "Microsoft DV" (ou qualquer outro codec de DV).
9.3. Dê o OK, voltando ao Render Queue, escolha um nome para seu vídeo clicando em Output To (no nome "Comp_1.avi")
9.4. Clique em Render e espere seu vídeo ficar pronto.

Com isso você tem o ultra-básico do AE. Em breve farei tutoriais específicos.

 

Tutorial Rápido - Distorcendo o tempo

Muito bem, alterar o fluxo do tempo no After Effects é simples e seus efeitos são bem interessantes. Usando um ou dois ajustes, você cria um efeito fluido e de aparência profissional.

Faster, faster!

1. Abra uma composição, cria ou insira um clip. O clip deve aparecer na timeline da composição - talvez ele seja maior que o espaço que você reservou: ou você diminui o zoom (embaixo, aonde parece uma montanha), ou você aumenta o tempo da composição (um botão no canto superior direito da timeline, parecido com uma seta, "Composition Settings").
2. Daqui você consegue alterar o tempo de duas formas:
2.1. Altere a duração do clip no menu Layer->Time Stretch. Caso você for repetir esta operação várias vezes, abra a coluna "Stretch" no timeline (clique com o botão direito do mouse nos títulos das outras colunas, como "Source Name", Columns -> Stretch) e nela você consegue "esticar" cada clip. No AE, este valor indica a duração (se você colocar 200% você dobra a duração), em outros programas você pode ver algo parecido, mas pode ser a velocidade do clip (se você colocar 200% você dobra a velocidade, ou colocar a duração pela metade).

Clique para ampliar
Usando a coluna "Stretch"


2.2. Caso você queria deixar o clip com uma duração específica, e não quer fazer contas de quantos porcento precisa pra isso, faz o seguinte:
2.2.1. Ligue as colunas "In" e "Out", da mesma forma que você ligou a coluna "Stretch".
2.2.2. Marca com o cursor (a linha vermelha) o ponto que irá começar o vídeo.
2.2.3. Segurando a tecla Ctrl, clique no valor da coluna "In" com o botão esquerdo do mouse. Isso irá ajustar o início do clip na sua marcação.
2.2.4. Marca o ponto que irá terminar o vídeo.
2.2.5. Da mesma forma, clique no valor da coluna "Out", marcando o final.
2.2.6. Caso você esteja com a coluna "Stretch" ligada, você irá perceber que a duração se alterou.
2.3. Ah sim, caso você não tenha pensado: e se o clip estiver todo marcado com keyframes, irei perdê-los? Não se preocupe, o stretch leva todos os keyframes juntos, deixando-os nos tempos corretos.
2.4. Caso você indique uma duração negativa, por exemplo -100%, ou marcar o "Out" antes do "In", você simplesmente estará revertendo o clip. Um clip tocando de trás-pra-frente é indicado por uma barra listrada diagonal.

Deixando tudo mais suave

Alterando o tempo dos clips, inevitavelmente irá ocorrer uma mudança do frame rate: se você estiver acelerando, isso não é um problema imediato, mas se você estiver criando uma câmera lenta, você irá perceber os quadros ficarem pulados.

Felizmente para você existe o Frame Blending, que suaviza a transição entre cada quadro, criando um efeito mais fluido. Você pode escolher em ligar o frame blending em cada quadro, ou até habilitar para todo o filme, se achar necessário. Geralmente quando você roda um preview, você não quer saber muito disso pois é um cálculo a mais, logo a configuração padrão é usar o Frame Blending na renderização final ("Composition->Make Movie").

Clique para ampliar
Habilitando o Frame Blending

O Frame Blending também pode ser usado em câmeras rápidas, criando um efeito de "motion blur".

Quando o tempo é relativo

A função mais cascuda deste tutorial é o Time Remapping: aqui você tem como acelerar e reduzir o fluxo do tempo, e se você dominar esta função você conseguirá os melhores efeitos do gênero.

Abra uma composição, e insira um clip. Habilita o Time Remapping em Layer->Enable Time Remapping, ou aperta direto Ctrl+Alt+T. Irá aparecer uma linha "Time Remap", aonde você pode inserir keyframes. Mas antes disso, expande a linha, clicando na seta ao lado dos dizeres "Time Remap" (caso você nunca viu, tem essa opção para qualquer coisa que use keyframes...)

Mas o quê? Keyframes no próprio tempo? Não pensa muito nisso não, deixa rolar... na verdade você irá alterar o tempo do clip, que será relativo, em relação ao tempo da timeline, imutável.

Continuando, quando você expandiu a linha do Time Remap, você deve estar vendo algo parecido com isso (clique para expandir):

Clique para ampliar
Usando o Time Remap

Escolha umas posições aleatórias no meio do clip, e insira keyframes (clicando no quadrado entre duas setas, bem no início da linha do Time Remap). Depois, arraste esses keyframes - você também pode arrastar o primeiro e último keyframes. Veja como a velocidade do clip irá variar! A posição do cursor indica o valor da velocidade naquele ponto, o que te dá uma idéia do andamento do filme.

Se você clicar em um keyframe, com o botão direito do mouse, e escolher a opção "Keyframe Interpolation", você pode definir uma interpolação Bezier. É meio complicado explicar agora, mas é basicamente você cria uma variação contínua nesse keyframe. Porque isso? Por causa que, nos keyframes lineares (que é o default), você irá ter saltos abruptos: a velocidade de repente pode estar a 50% de um lado, quando passa o keyframe vai para 200%...

- Às vezes você quer um efeito mais sutil, alterando o keyframe para Bezier pode ser mais convincente. Teste-o!

Clique para ampliar
O Time Remap depois de alguns testes

- Teste também arrastar um keyframe na frente do anterior - isso também irá causar uma reversão do clip naquele trecho! Você pode criar efeitos de pessoas "dançando", repetindo o mesmo movimento.

- Você pode achar mais fácil digitar a marcação dos tempos, ao invés de catar na mão: escolha uma posição na timeline, e clique no valor de tempo no lado direito dos dizeres "Time Remap": use como base o tempo indicado anteriormente, lembrando que ele está no formato "horas;minutos;segundos;quadros". Fazendo isso você automaticamente estará inserindo um keyframe neste ponto. Isso é útil para fazer o efeito "dançando", que mencionei anteriormente - você vai repetindo duas posições no tempo que vão se alternando.

Clique para ampliar
Editando na mão o tempo

- Só uma notícia ruim: o Time Remap não mexe nos outros keyframes do seu clip! Deixe para inserir os outros efeitos após ajustar o Time Remap. Não esqueça de habilitar o Frame Blending antes de renderização

- Como dever de casa, tente usar o The Wiggler no Time Remap - veja que zona!

Clique para ampliar
Acho que já baguncei o suficiente por hoje...

Com isso você viu um pouco do poder de manipular o tempo em seus vídeos - boa sorte!

Teclas de atalho - agilizando a edição

Quem domina um programa quase sempre está com uma mão no mouse e a outra no teclado - desta forma você consegue trabalhar intensamente, sem perder tempo sequer de mirar um botão ou um menu com o cursor.

O After Effects possui uma série de comandos acessíveis pelo teclado - você não irá decorar todos, mas com certeza alguns serão muito úteis, e com o uso acaba-se lembrando. Para ver todas as teclas de atalho, acesse o Help > Keyboard Shortcuts.

Comando Tecla
Abre Zoom(Out) , (vírgula)
Avança 1 quadro Page Down
Cortar layer no fim (Trim Out) Alt + ]
Cortar layer no início (Trim In) Alt + [
Esticar layer no fim (Stretch Out) Ctrl + Alt + , (vírgula)
Esticar layer no início (Stretch In) Ctrl + Shift + , (vírgula)
Fazer o layer tocar ao contrário Ctrl + Alt + R
Fecha Zoom (In) . (ponto)
Ligar e desligar as palettes Tab
Marca o final da work area N
Marca o início da work area B
Marcar o ponto de entrada do layer (In point) [
Marcar o ponto de saída do layer (Out point) ]
Renomear um layer Enter (com o layer selecionado)
Retrocede 1 quadro Page Up
Snap (trava no início ou fim de layers, keyframes ou marcações) Manter pressionado Shift enquanto arrasta o clip com o cursor
Vai para o fim da composiçào End
Vai para o fim da work area Shift + End
Vai para o início da composição Home
Vai para o início da work area Shift + Home

 

 

Free Web Hosting