Índice
Intro
Equipamento
Captura
Edição
Efeitos
3D
Arte Final
Autoração de DVDs
Abreviaturas
Programas
Referências
Assuntos Relacionados
Travou!

Segredos Obscuros para Edição de Vídeo
Illusion
Atualização 01.02.2005 22:48

Quando usar: com uma coleção de efeitos especiais de rápida implementação, o Illusion tornou-se um dos programas mais populares nas produções amadoras.

Características relevantes

Gerador de partículas - a base do Illusion, permite criar efeitos de fogo, fumaça, magias, explosões e muitos outros. O algoritmo é muito leve, e os resultados são surpreendentes. Apesar da simulação ser em 2D, podem ser usados em vídeos e animações 3D de forma convincente.

Criação de efeitos - grande facilidade de implementar novos efeitos, podendo-se também alterar os existentes. Cada efeito pode ser armazenado, criando-se bibliotecas de efeitos que podem ser facilmente distribuídas.

Exportação para série de imagens Targa - formato sem perdas e com canal alpha, permitindo a inserção dos efeitos em outros programas de edição.

Versões conhecidas

Illusion 3
Acompanha uma coleção de efeitos revisada e ampliada.
Illusion 1
 

Programas similares: After Effects (possui um gerador de partículas interno), Combustion (possui uma implementação interna do Illusion, consegue ler arquivos da versão 2), AlamDV (efeitos variados, voltado para usuários amadores, possui pouca flexibilidade para alterar efeitos).

Links:

Tutorial Rápido - "Use Your Illusion"

Aqui explicarei o básico de um programa bem prático, que costuma causar boas impressões e não gasta muito processamento. ParticleIllusion 3, ou Illusion para os íntimos.

Clique para aumentar
Eu, manipulando os poderes do Illusion

O Illusion é um gerador de partículas, no qual pode-se criar efeitos de fogo, gás, água, luzes, e muitos outros - com capacidade do usuário criar seus próprios efeitos com uma boa facilidade. O objetivo será inserir um efeito em um trecho de vídeo no Adobe Premiere. O macete será exportar o efeito em um sequência de figuras (Targa sequence) com o canal alpha ligado, aonde poderemos manter o vídeo original sem precisar re-renderizar o efeito (por exemplo, no caso de querer ajustar o contraste do vídeo original). O exemplo considera que o vídeo está em AVI DV (720 x 480, 29.97 fps), mas pode ser adaptado para outros tipos.

1. No Adobe Premiere, escolha o trecho do vídeo aonde acontecerá o efeito. Use a Work Area Bar (a barra amarela em cima da Timeline) para definir sua área de trabalho (Work Area).
2. Exporte a Work Area usando Export Timeline > Movie.
2.1. Dê um nome ao arquivo. Clique em Settings, escolhe o Filetype como "Microsoft AVI" o Range como "Work Area". Desligue a opção "Export Audio".
2.2. Clique em Next, escolha o compressor: aqui pode ser qualquer um, pois será somente uma base (eu costumo usar o DivX 5, com uma taxa de 200 kbps). O Illusion NÃO entende DV.
2.3. Nesta mesma tela ajuste o Frame Size para 640 x 480, e o Pixel Aspect para Square pixels (1.0). Pelo que sei, o Illusion ainda não corrige razões de aspecto, então temos que usar isso.
2.4. Clique em OK, Clique em Save, espere renderizar o vídeo. Quando acabar, não precisa fechar o Premiere.
3. Abra o Illusion. Vá no layer 0 (no canto superior esquerdo), clique com o botão direito do mouse, escolha "Background Image". Escolha seu vídeo que acabou de criar. Como o original é em DV, não esqueça de definir os Fields. Na maioria dos casos, escolha em "Separate Fields" a opção "Lower First". Isso é importante pro efeito ficar bom.
4. Acostume-se ao Illusion: ele tem um timeline na parte inferior e uma lista de efeitos no lado direito. Há uma janela no canto superior direito, em que você pode testar os efeitos. Você pode criar outros, importar, etc etc. Bem, reesumindo: escolha um efeito e clique no vídeo para inseri-la.

Clique para aumentar
What do you mean 'Death Star approaching'? AAAAAHHHHH

5. A princípio o efeito não aparece, mas se você correr o timeline (arrastando a linha vermelha com um número embaixo) você verá o efeito evoluindo. O efeito pode mudar ao longo do tempo: escolha algumas posições no timeline e mude a posição do efeito (use a opção Select no menu, ou clique 'A').
6. Lembre-se que seu vídeo tem um limite de tempo: quando você extrapola o fim do vídeo, a imagem fica 'congelada'. Você pode ver o tamanho do vídeo (em frames) na descrição do layer: por exemplo, ''nomedovideo.avi 300 @ 1' indica que o vídeo tem 300 quadros. Nos controles do Illusion (figura abaixo), o terceiro número é a duração total: coloque-o no mesmo tamanho do seu vídeo original.

Clique para aumentar
A barra de controles do Illusion

7.1. Bom, com o efeito pronto, hora de exportar de volta: antes de tudo, DESLIGUE o background (ele é só uma base, além de estar com qualquer codec) indo no Layer 0 e clicando no botão "bg". Deve aparecer um X vermelho no bg e o background deve sumir.
7.2. Clique no botão vermelho nos controles. Escolha um diretório vazio, pois faremos agora uma porrada de arquivos. Dê um nome que termine com TGA, como por exemplo cataclisma.tga . O illusion criará uma série cataclisma0001.tga, cataclisma0002.tga, ... clique em Save.
7.3. Na próxima janela, ligue o "Save Alpha", veja se a opção "Remove black bg..." também está ligada. Ligue também o "Enable" no "Compression".
7.4. Clique em OK, espere renderizar seu efeito.
8.1. Volte para o Premiere (não precisava nem ter fechado). Vá na janela do projeto, e insira um clip (botão direito, Import > File). Escolha o primeiro arquivo da seqüência (no nosso exemplo, cataclisma0001.tga). Ligue a opção "Numbered Stills" para ele entender que é uma seqüência de arquivos.
8.2. O Premiere, malandro, vai interpretar tudo como se fosse um vídeo. Insira o efeito na sua timeline, em qualquer lugar exceto nos Video 1A e Video 1B. Para haver transparência, o vídeo deve estar em Video 2 em diante. Se você foi esperto, usou o próprio Work Area Bar como guia para encaixar o efeito sobre o vídeo original.
8.3. Ligue a transparência do vídeo, clicando nele e ligando o "Transparency" nos Effect Controls (se não estiver vendo esta janela, ligue-a em Window > Show Effect Controls)
9. Pronto! Você inseriu seu efeito dentro do projeto. Você também pode inserir o efeito no After Effects, Combustion, e qualquer outro programa que entenda Targa Sequences, com Alpha Channel.

 

Free Web Hosting