Índice
Intro
Equipamento
Captura
Edição
Efeitos
3D
Arte Final
Autoração de DVDs
Abreviaturas
Programas
Referências
Assuntos Relacionados
Travou!

Segredos Obscuros para Edição de Vídeo
Abreviaturas, acrônimos e Terminologias

A-F | G-L | M-Z

Gamma Em TV, relação entre a luminância da imagem e o brilho desejado (uma relação do tipo saida = entrada ^gamma), às vezes confundido como um ajuste de brilho. O gamma varia tipicamente entre 0,5 e 4. Pode-se usar uma valor de gamma para cada componente de vídeo (por exemplo, em um sistema RGB, tem-se um gamma vermelho, gamma verde e gamma azul).
GIF  
Ghost Reduction  
GOP Group of Pictures. É a sequëncia de quadros em uma compressão MPEG e similares. A sequência começa e termina com um quadro "I" (Intra, o keyframe) e pode conter quadros "B" e "P". Uma seqüência padrão MPEG é "IBBPBBPBBPI". O número e a seqüência de quadros I, P e B irá influenciar no tamanho e qualidade do vídeo codificado.
GOP Sequence Seqüência de quadros dentros do GOP. Ver I Frame, B Frame, P Frame.
Grayscale Escala de cinza - nome do filtro usado para converter imagens coloridas em escala de cinza. Vale lembrar que o peso de cada canal de cor será diferente, dependendo do sistema.
Histograma Em edição de imagens, um histograma mostra a distribuição de valores dos pixels sobre a imagem, podendo mostrar o valor global ou o valor para cada canal de cor (dependendo do espáco de cores usado).
HDTV Formato de TV Digital em implementação. A imagem transmitida poderá ter resoluções de até 1920 x 1080 pixels.
HSL Hue-Saturation-Lightness - espaço de cores conhecido no campo de vídeo analógico e TV, sendo usado também na edição digital. Neste caso, Hue altera as cores (visualizadas em uma circunferência, tratando cada nível de cor como um "ângulo" desta circunferência), saturação (Saturation) altera a quantidade de cor e Lightness altera (aproximadamente) o brilho.
Huffman Encoding  
I Picture (ou I Frame) (MPEG) Quadro de referência (Independent picture) (ou seja, um keyframe)
IEEE 1394 Conhecido também pelo seu nome comercial Firewire ou i-Link, é um formato de interface definido para interligar equipamentos, assim como o USB. É o formato padrão atualmente usado das câmeras de vídeo digitais.
i-Link Marca registrada do formato IEEE 1394.
Indeo (codec)  
Interlace Ver Entrelaçamento.
Interleave Processo de codificar uma faixa de vídeo e uma faixa de áudio em um úncio arquivo. O áudio e o vídeo são divididos em blocos, e ficam intercalados no arquivo.
Interpolation Processo matemático de estimar o valor de uma função entre dois pontos conhecidos. Em edição digital, quando aumenta-se o tamanho de uma imagem, as lacunas são interpoladas.
Intra Frame  
Inverse Telecine Processo de redução de quadros em um vídeo. Feito para converter filmes que foram convertidos para vídeo, de volta para filme, ou seja, é uma conversão de 29.97 fps (em NTSC) para 24 fps.
JPEG Formato de arquivo de imagem, muito usado em páginas de internet e fotos digitais.
Kbps Kilobits por segundo. Para calcular o equivalente em kilobytes por segundo, divide por 8.
Keyframe 1. Quadro de uma animação de determina pontos iniciais, finais ou intermediários de um movimento ou variação de vídeo.
2. Quadro base que o codec de vídeo baseia-se para desenhar os delta frames.
KVCD  
Lapso de Tempo Técnica de gravação aonde consegue-se comprimir um longo espaço de tempo, dando uma impressão de tempo acelerado.
Latência (latency) intervalo de tempo que ocorre entre um dado ser processado e dele ser recebido.
Levels Correction Processamento no qual é corrigido os níveis de branco, preto e cinza de um vídeo. é usado para maximizar o contraste de uma imagem, fazendo com que o vídeo aproveite todo o alcance de valores de brilho.
Free Web Hosting