Índice
Intro
Equipamento
Captura
Edição
Efeitos
3D
Arte Final
Autoração de DVDs
Abreviaturas
Programas
Referências
Assuntos Relacionados
Travou!

Segredos Obscuros para Edição de Vídeo
Abreviaturas, acrônimos e Terminologias

A-F | G-L | M-Z

M1V Extensão de arquivo para MPEG 1 Video, ou seja, sem a faixa de áudio.
Metadata Dados referentes ao próprio arquivo, tais como título, autor, assunto, etc.
MIDI Musical Instrument Digital Interface - interface comunente usada para interligar teclados musicais em computadores. A maioria das placas de som permite emular um sintetizador MIDI, sem a necessidade de um teclado. Os arquivos MIDI são leves, pois arquivam somente as notas, não a forma de onda (como em WAV ou MP3).
Mini-DV Subformato do DV, usado em câmeras digitais domésticas e semi-profissionais.
MJPEG Motion JPEG
Motion Compensation (MC) Parte de correção de erros do Motion Prediction.
Motion Prediction Algoritmo no qual prevê dados em um vídeo, baseado nos quadros anteriores e no movimento.
Motion Search  
MP2 MPEG Audio Layer 2
MP3 MPEG Audio Layer 3. Erroneamente escrito como MPEG-3. Trata-se de uma parte do MPEG-1. Um áudio gravado em MP3, em estéreo, com um bitrate de 128 kbps corresponde aproximadamente a uma qualidade de CD. Pode-se ter também MP3 com bitrate constante (CBR) ou variável (VBR).
MPEG Moving Pictures Experts Group. Definido pela norma ISO/ IEC 11172.
MPEG-1 Codec de compressão baseado no H.261. Discrete Cosine Transform com Motion Prediction.
MPEG-2 Codec de compressão derivado do MPEG-1. Usado em DVDs.
MPEG-21 Formato sob estudo
MPEG-4 Codec de compressão baseado no H.263 e QuickTime. Discrete Cosine Transform com Motion Prediction. MPEG-4 V1, V2 e V3 são formatos provisórios do algoritmo, criados pela Microsoft, e não devem ser vistos como padrões.
MPEG-7 Formato sob estudo
Multicast Processo de transmissão de mídia por rede, no qual o servidor envia uma cópia, que é retransmitida pelos roteadores e recebida por qualquer cliente que esteja monitorando um IP determinado do multicast.Veja também Unicast.
Muzzle Flare  
NLE Non-Linear Editing
NTFS Sistema de arquivos usado no Windows NT/ 2000/ XP. Este sistema é importante pois ele é capaz de lidar com arquivos gigantes.
NTSC National Television Standards Committee - padrão de televisão usado no Estados Unidos e Japão. estipula um número de 29.97 quadros por segundo (fps), no qual com o entrelaçamento tem-se aproximadamente 60 fps (equivalendo a 60 Hz da corrente elétrica). Possui também uma resolução de 480 linhas efetivas (total de 525 linhas, no qual o resto é usado para sincronização e outros dados).
NURBS  
Odd Field Um dos campos de entrelaçamento. Veja Even Field.
OGG Formato de áudio, conhecido como "Ogg Vorbis", livre de patente e relativamente melhor que o MP3, mas com uma codificação mais pesada.
Overhead  
Overlay Sobreposição: usado por exemplo em placas de TV e placas de captura, exibindo a imagem da entrada de vídeo.
P Picture (ou P Frame) (MPEG) Quadro parcial (Partial picture) (delta frame), referente ao quadro anterior. Faz uso de Predictive motion vector.
PAL Phase Alternating Line - formato de vídeo
PAL-M Formato de transcodificação usado no Brasil.
Pass Passada - referente a um estágio de compressão de um encoder. Pode haver encoders que usam 1-pass (uma passada), 2-pass (duas passadas) ou multiple pass (várias passadas).
PCI  
PCM Pulse code modulation - Técnica de digitalização de áudio através da leitura da amplitude do sinal em intervalos fixos.
Pixel Unidade fundamental de imagem, no qual é um ponto colorido. A imagem é formada através de uma matriz destes pontos coloridos. Em alguns formatos, o pixel também pode ter uma valor de transparência ou de profundidade.
Pixel Aspect Ratio  
Plug-in Programa acessório de um aplicativo principal, acrescentando recursos ao sistema.
Profundidade de cores Define a quantidade possível de cores em uma imagem ou vídeo. Dependendo do formato, pode-se ter uma profundidade de 16 bits (32 mil cores) ou 24 bits (16 milhões de cores) ou 32 bits (16 milhões de cores mais 256 níveis de alpha), para um sistema de 8 bits por cor.
Psychoacoustic Model (MPEG) Na faixa de áudio de um MPEG (incluindo MP3), são os dados de controle do quantizer.
Quadros por segundo Em um vídeo, o número de imagens que passam por segundo. Em TV, a percepção do número de quadros pode ser aumentada com o uso de entrelaçamento.
Quantization Relativo a perda de partes menos importantes da informação para haver a compressão.
Quantizer Matrix Matriz de transformação usada em MPEG para comprimir cada quadro do vídeo. Geralmente você tem uma matriz para keyframes (I frames) e outra para delta frames (P e B frames). As matrizes podem ser alteradas e não afetarão a decodificação, porém podem aumentar a qualidade da imagem na codificação.
Rate Control Rate  
Razão de aspecto Proporção entre largura e altura. Por exemplo, razão de aspecto de uma tela de TV (4:3, ou 4 / 3 = 1,333)
RCA  
Recompress Recompressão, transformar um vídeo digital para outro codec. Quase sempre esta recompressão acarreta em uma perda na qualidade.
Render Processo de desenhar uma imagem, geralmente gráficos em 3D. A fase de renderização pode ser uma etapa intermediária (uma cena) ou a edição final.
RGB Red-Green-Blue - Espaço de cores no qual cada byte corresponde ao vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue).
RIFF Resource Interchange File Format - Formato de arquivo de áudio usado pela Microsoft, com extensão .WAV, que pode conter vários tipos de compressão, incluindo MP3.
Rigging  
RM  
Rotoscopia  
Sample rate  
Safe Zone Área na imagem no qual é seguro que irá aparecer em um vídeo. Na maioria das TVs a imagem é alargada (overscan), logo qualquer figura que esteja muito próximo da borda pode não aparecer. Em geral usa-se uma margem de 10% para cada lado para definir a safe zone. A maioria dos programas de edição mostram as safe zones.
SCSI  
Shading  
Sharpen Filtro usado para acentuar bordas em um vídeo. Oposto de blur. Este filtro sempre irá aumentar o nível de ruído em uma imagem.
Sincronia  
Stream  
Streaming Referente a vídeos que são transmitidos diretemante pela rede, ao contrário de baixar o arquivo de vídeo. Usado em WebTV, Web rádio e para segurança de vídeos contra pirataria.
Subtitle Legenda.
SVCD Super VCD. Formato de gravação de vídeo em CD-R, usualmente reproduzido em aparelhos de DVD. Um disco pode conter entre 30 a 60 minutos de vídeo, utilizando compressão MPEG-2 com bitrate de vídeo entre 1600 a 2500 kbps, bitrate de áudio de 224 kbps e resolução de 480 x 480 em NTSC.
S-VHS Super VHS - formato de fita de vídeo de alta qualidade, com resolução aproximada de 400 linhas.
S-Video Tipo de conexão elétrica de vídeo, usado em aparelhos de DVD e vídeos S-VHS.
Synchonization Ver Sincronia.
Telecine Telecinagem - Processo de conversão de filme para vídeo. Consiste no aumento do frame rate (por exemplo, 25 para 30 quadros por segundo), havendo a duplicação de determinados quadros. Veja 3:2 Pulldown.
Timebase Base de tempo.
Timecode Contagem de tempo de um vídeo. Em gravações profissionais, o timecode encontra-se gravado na mídia.
Time-lapse Ver Lapso de Tempo.
Timeline Área de trabalho em aplicações de edição de vídeo, no qual representa o eixo do tempo, aonde o editor encaixa os clips de vídeo e áudio. O timeline permite visualizar a seqüência de cenas.
Track Faixa de áudio ou vídeo em uma composição.
Transição (transition) Todo efeito que consiste na mudança entre duas cenas, ao invés de um corte brusco.
UltraATA Ver ATA.
Unicast Processo de transmissão de mídia por rede, no qual o servidor estipula uma conexão com cada cliente e envia uma cópia da mídia para cada um. Veja também Multicast.
Valor M (MPEG) Distância entre os quadros de referência (I frames)
Valor N (MPEG) Número de quadros em um grupo
Variable Bitrate Mode (VBR) Modo de compressão no qual a taxa de dados é variável, de acordo com a necessidade de qualidade. Esse em geral é o melhor método de compressão, criando quadros menores com imagens mais simples, economizando espaço para imagens mais complexas.
VCD Formato de vídeo compatível com CD-ROMs convencionais e DVDs de mesa. Neste formato é possível gravar um vídeo em MPEG1 em um CD-R e poder exibi-lo em aparelhos de DVD (no qual a maioria dos aparelhos é compatível). É a forma mais barata de veicular uma gravação, em um formato similar aos DVDs, mas de uma qualidade inferior. Resolução de 352x240 (NTSC) ou 352x288 (PAL), 29.97 fps (NTSC) ou 25 fps (PAL), bitrate 1150 kpbs vídeo, 128 a 224 kbps áudio.
Vector Quantization Algoritmo de compressão de vídeo (e.g. Cinepak)
Vectorscope Gráfico que indica o nível de cores em uma imagem. O gráfico é polar (circular), no qual cada setor indica uma cor. O centro do gráfico indica um nível zero (sem saturação, sem cor), e conforme um pixel esteja com mais saturação de uma cor, ele estará mais próximo da borda. O gráfico também indica as cores existentes na color bar (barra de cores), comum na calibração de sinais de TV.
VHS Video Home System - formato de fita de vídeo amplamente usado.
VHS-C Formato de fita de vídeo compacta para camcorders, compatível com VHS através de uma "fita adaptadora".
Video 8 Formato de fita de vídeo criado pela Sony, para competir com as camcorders VHS-C. Aparentemente não tem nada relacionado com o formato Super-8.
Vídeo Componente Tipo de conexão elétrica de vídeo no qual são usados três cabos RCA, no qual o sinal de vídeo é decomposto. Atualmente os aparelhos reconhecem sinais de vídeo componente 480i (entrelaçado) e 480p (progressivo), aonde alguns aparelhos de DVD interpolam os quadros para uma melhor qualidade.
Vídeo Composto Ligação entre aparelhos de vídeo no qual o sinal de luminância é misturado ao de crominância.
VOB  
VQ Ver Vector Quantization.
WAV Waveform - formato de arquivo de áudio da Microsoft.
Wavelet Transform Em matemática, transformada de funções entre tempo e freqüência, no qual na prática é aplicada em compressão de vídeo. Este tipo de compressão ainda encontra-se em desenvolvimento.
Widescreen Formato de tela largamente usado em cinema, no qual a razão de aspecto da tela é em torno de 2:1 (ao contrário do 1.33:1 do vídeo tradicional). Atualmente estão sendo lançadas TVs e monitores widescreen, além de existirem vários títulos em DVD neste formato.
WMA Windows Media Audio
WMF Windows Media Format
WMV Windows Media Video
YCbCr Espaço de cores correspondente ao video componente. Veja YUV.
YUV Também conhecido como Y'CbCr and YPbPr, é um esquema de cores (assim como RGB), referido como Vídeo Composto, no qual Y é a luminância e U e V são a crominância. Em uma conversão de RGB para YUV, Y é a média dos valores de RGB, U é o sinal original (RGB) sem o azul e V é o sinal sem o vermelho.
Free Web Hosting