Índice
Intro
Equipamento
Captura
Edição
Efeitos
3D
Arte Final
Autoração de DVDs
Abreviaturas
Programas
Referências
Assuntos Relacionados
Travou!

Segredos Obscuros para Edição de Vídeo
Outros Assuntos Relacionados

Captura de DVD (Ripping)

Pode-se capturar filmes em DVD como fontes para edição, utilizado-se de um DVD-ROM. Filmes em DVD têm um formato MPEG-2, 720x480, com 24 a 30 fps, e diversos formatos de áudio: Stereo (2 canais), Dolby 5.1, DTS ou DVD Audio. Existem programas específicos para extrair os filmes (formato .VOB), converter o arquivo VOB para AVI ou MPEG, e ainda extrair legendas e exibi-las a parte.

Recentemente tenho usado o pacote Gordian Knot, que engloba todo o processo (exceto extração de legenda). O Gordian Knot é uma interface que controla todos os programas usados para DVD-Rip, de forma otimizada. Sua instalação é bem prática, aonde ele instala todos os programas necessários: SmartRipper, DivX, Nandub, DVD2AVI, entre outros. Mesmo você tendo alguns desses programas, ele recomenda reinstalá-los para não haver problemas de incompatibilidade entre versões.

O Gordian Knot pode ser baixando no Doom9. Ele possui um tutorial um pouco desorganizado, mas com calma pode ser compreendido. Na última versão que tenho (0.27) pode-se fazer filmes em DivX 3 e 5, e a compressão é feita em base de vários parâmetros obscuros, mas que ele ajuda fazendo recomendações de valores típicos. Para o insano que irá entrar na alma do programa, as opções são vastas.

Ainda na página da Doom9 tem um pacote equivalente, para criação de SVCDs. Nesse eu ainda não mexi, mas está disponível pra quem quer se aventurar.

Se você ainda não quer um nível de precisão nos seus filmes, pode continuar usando o tutorial abaixo:

Atenção: Se você vai usar estas técnicas para pirataria, o problema é seu.

Programas utilizados:
DVD Decrypter - extrair o filme do DVD, criando arquivos VOB. (opção: SmartRipper, SpeedRipper).
Gordian Knot - Suíte de programas para conversão de DVDs para AVIs. Possui também uma versão "automática", chamada AutoGK, com uma interface muito mais simples e fácil de usar.
AdvBitRate - calcula o tamanho estimado de um arquivo AVI, em relação à taxa de compressão das faixas de áudio e vídeo.
VobSub - extrai as legendas dos arquivos VOB.
Radlight - Reproduz o filme junto com os arquivos das legendas. Faz tudo que o Windows Media Player faz, e um pouco a mais.

Procedimento:
1. Coloque o vídeo em questão no seu DVD-ROM. Abra o SmartRipper.
2. Extraia o arquivo .VOB do vídeo desejado. Em geral é o arquivo com maior extensão. Observe que o vídeo (VOB) é dividido em blocos de 1 Gb, aproximadamente. Extraia também o respectivo arquivo .IFO, no qual trará mais informações pertinentes (legenda, faixas de audio) do que se encontra dentro dos arquivos VOB.
3a. Use o XMPEG para converter os arquivos VOB. Abrindo o arquivo IFO consegue-se ver quais são as faixas de áudio e as legendas.
3b. Determine as taxas de compressão. Use o AdvBitRate para calcular a taxa necessária um determinado tamanho (por exemplo, um CD de 700 Mb). Usando DivX 2-pass você assegura que o arquivo ficará com o tamanho estimado.
3c. iDCT (inverse discrete cosine transform) - algoritmo usado para decodificar o VOB. O XMPEG provê vários formatos, escolha um que mantenha uma boa qualidade e que tenha um bom tempo de processamento.
3d. Para filmes em widescreen, não esqueça do cropping - cortar as barras negras superior e inferior. Verifique também, para qualquer formato de tela, a razão de aspecto. Vídeos provenientes de TV em geral deve-se reduzir a resolução de 720x480 para 640x480.
3e. Verifique o framerate (quadros por segundo). Valores comuns são 29.97 (TV), 24, 23.975 (Cinema) em NTSC.
3f. Não esqueça de configurar a segunda passada (2-pass, second pass) do DivX.
4. Teste a conversão com um trecho do filme. Depois faça a conversão pra valer. Mesmo em máquinas capazes, o tempo de processamento é longo.

Convertendo entre DVD e AVI, ou DVD para DVD
Para o pessoal que não quer somente copiar de um DVD pro outro, desejaria fazer um edição, ou então gostaria de aproveitar trechos de algum filme em uma produção trash, chegou a sua hora!

Procedimento:
1. Extrair o arquivo .VOB, ou seja, ripar o DVD. Esta etapa é como descrito no bloco anterior.
2. Converter o VOB para AVI. Para isso use o programa DVD2AVI. O procedimento básico é abrir o vídeo (ele entenderá quando são vários arquivos fazendo um vídeo) e gravar em AVI. Ele pergunta o codec a ser usado, sugiro o MainConcept DV Codec (v.1.4.2), que você deve tê-lo instalado previamente. Uma opção que pode ser necessária é decodificar as faixas de áudio, mas isso deixo pra depois.
3. Abra os vídeos convertidos no Premiere, VirtualDub, ou qualquer outro lugar pra você editar, cortar, etc.
4. As faixas de áudio (que são extraídas separadamente) podem necessitar de uma conversão, especialmente se estiverem em Dolby, DTS, ou o que for. Um bom programa para essa tarefa é o Adobe Audition. Converta e adapte suas faixas de áudio, grave e edite junto com o seu vídeo. Outro programa usado é o BeSweet, mas o seu uso é por linha de comando.
4a. Um lembrete: o padrão do DVD tem seus campos (fields) invertidos em relação ao DV, então não esqueça de inverter os campos do vídeo durante a edição (ou durante a conversão, caso haja a opção). Caso você esqueça deste detalhe, todo vídeo com entrelaçamento vai ficar estranho, MUITO estranho.
4b. Caso você tenha extraído um filme, geralmente estes estão em outro framerate (24 fps não-entrelaçado), então você deve ter um trabalho de compatibilizar com o framerate de saída de vídeo (para NTSC, 29,97 fps entrelaçado)
5. Crie a saída com o seu encoder favorito, autore o DVD, e tchau.

 

Free Web Hosting