Índice
Intro
Equipamento
Captura
Edição
Efeitos
3D
Arte Final
Autoração de DVDs
Abreviaturas
Programas
Referências
Assuntos Relacionados
Travou!

Segredos Obscuros para Edição de Vídeo
Adobe Premiere
Atualização 02.02.2005 0:27

Empresa: Adobe.

Licença: comercial.

Quando usar: o Premiere é usado para juntar cenas, equalizar som e imagem, transições e efeitos menores. Deixe o trabalho de efeitos especiais para programas específicos, como o After Effects. Dividindo o trabalho desta forma não prejudicará quando você mudar um determinado trecho, para não ter que renderizar mais do que o necessário. Use o Premiere também para a mixagem do som, inserindo as trilhas sonoras, diálogos e sonoplastia.

Características relevantes

Edição não-linear - possui uma grande facilidade de edição, com boas ferramentes para corte, transições, faixas de áudio e vídeo, titles, etc. Com a introdução do Premiere Pro houve uma redefinição da interface, mudando a filosofia da edição. Porém é somente uma questão de adaptação, o novo conceito de formatação demonstra o seu poder.

Áudio em 6 canais - permite finalizar o áudio em 5.1 (5 canais mais o canal de graves), formato amplamente difundido em DVDs. O Adobe Audition complementa esta funcionalidade.

Uso de múltiplas sequências de edição - permite por exemplo a edição de cada cena de um vídeo e juntar estas cenas em uma seqüência-mestre. Esta característica foi herdada do After Effects.

Correção de Cor - um dos principais filtros do Premiere, junto com os visores de vectorscope e waveform, permite o ajuste da imagem sob os padrões de vídeo, ou restaurar vídeos para sua aparência original.

Exportação para DVD - possui um encoder interno de MPEG, baseado no MainConcept, além de uma ferramenta básica de autoração de DVD. Com o DVD Encore pode-se criar uma autoração completa de um DVD, para onde o Premiere consegue passar diretamente todas as informações de capítulos.

Versões conhecidas

Premiere Pro 1.5
Captura em background, Title Designer sem bugs, Interpolação Bezier nos keyframes (como no After Effects), compatibilidade com plugins de áudio VST
Premiere Pro (Premiere 7.0)
Reestruturação total do programa. Otimização para Pentium 4. Herda algumas características do After Effects, como timelines múltiplas. Perda de algumas características das versões anteriores. Codec Canopus DV integrado.
Premiere 6.5
Introduz o real-time preview (rever efeitos sem perder tempo com renderização), maior controle na captura digital. MPEG 1/ 2 export.
Premiere 6.0
 
Premiere 5.5
 

Programas similares: Combustion (outro editor bem poderoso, porém não tenho costume de usar), Sony Vegas, Final Cut Pro (não conheço mas é bem popular para Macs)

Links: Adobe.

Tutorial Rápido - Comandos Básicos do Premiere 6.5

No canto superior esquerdo da janela Timeline, temos os botôes principais de edição. Acostume-se a eles - você os utilizará constantemente.

Alguns botões possuem vários ocmandos - segure o botão com o botâo esquerdo do mouse para mostrá-los. Estes botões estarão agrupados por similaridade.

A maioria dos comandos também podem ser acessadas pelo teclado.

Resumo das Funções do Timeline

Selection - Ferramenta básica de arrastar os clips de áudio e vídeo, ajustar início e fim dos clips e ajustar os perfis de volume e balanço (rubberbands) dos clips de áudio.
Hand - Movimenta o trecho visualizado no Timeline. É o efeito similar de arrastar a janela verde no Navigator.
Range Select - Seleciona vários clips, clicando e arrastando um retângulo em volta dos arquivos, ou selecionado cada arquivo com a tecla shift pressionada.
Block Select - Seleciona e copia um trecho da Timeline, criando clips virtuais: vídeos que representam o trecho copiado em um único clip. Os clips virtuais permanecem ligados aos arquivos originais, ou seja, quando se mexe nos originais os clips virtuais mudarão da mesma forma.
Track Select - Seleciona todos os clips de um determinado ponto à direita, dentro de uma faixa
Multitrack Select - Seleciona todos os clips, de todas as faixas, de um determinado ponto à direita. Usado para fechar "buracos" na timeline, trazendo todo o resto do filme para frente.
Zoom - Controla o alcance da Timeline, podendo variar de 1 quadro por divisão até 8 minutos por divisão. O zoom também pode ser controlado no canto inferior esquerdo da Timeline (indicando o nível de zoom, por exemplo "10 Seconds").
Rolling Edit - Com dois clips consecutivos, você diminui a duração do primeiro clip, aumenta a duração do segundo clip e e mantém a duração total. Veja esta figura para entender.
Ripple Edit - Diminui a duração do clip anterior, sem alterar a duração dos clips posteriores. Veja esta figura para entender.
Rate Stretch - Aumenta ou diminui a duração de um clip, alterando sua velocidade.
Slip - Ao arrastar um clip, muda os pontos de entrada e saída do clip (In e Out), sem alterar a duração. Veja esta figura para entender.
Slide - Ao arrastar um clip no meio de uma faixa, o slide encurta o clip anterior e aumenta o clip posterior. Veja esta figura para entender.
Cross Fade - Faz uma transição de áudio entre duas faixas. Os clips devem estar justapostos, com o final da primeiro clip sobrepondo o início do segundo clip. O Cross fade irá automaticamente reduzir o volume da primeiro clip, enquanto aumenta o volume do segundo clip.
Fade Adjustment -Aumenta por igual todo um nível de volume ou balanço em um clip de áudio. Esta ferramenta aumenta níveis constantes, não mexendo em rampas (como de fade-in ou fade-out nos extremos do clip).
Link/ Unlink - Associa ou desassocia um clip de áudio com o respectivo clip de vídeo. Em geral um clip de vídeo possui seu clip de áudio, e às vezes ela não é necessária. Ao invés de zerar o volume do áudio, o clip pode ser desassociado e deletada, dando espaço na Timeline e melhorando a área de trabalho.
Razor - corta um clip em duas partes.
Multiple Razor - Corta os clips, em todas as faixas de áudio e vídeo, em um determinado instante.
Fader Scissors - Cria um corte no perfil do volume (rubberband), criando dois pontos de fade adjacentes. Útil para criar um "degrau" no volume.
In Point - Estipula um corte de início em uma faixa, jogando fora toda a parcela a esquerda deste ponto.
Out Point - Estipula um corte de fim de uma faixa, jogando fora toda a parcela a direita deste ponto.

 

Tutorial rápido - correção de cor (Premiere Pro)

O Premiere Pro veio todo remodelado, causado pela afrontar os concorrentes da Adobe. Bom para os usuários que recebem carne fresca, ruim para eles gastarem mais dinheiro com software e treinamento... mas isso é detalhe.

Neste tutorial quero mostrar um dos novos recursos, e também um dos mais poderosos, que é a correção de cor. Com esse filtro você consegue dar um "bônus" no seu trabalho. A correção de cor permite dar um toque na aparência do vídeo, assim como recuperar imagens mal-gravadas. Atualmente existem alguns aplicativos e plug-ins que realizam a correção, como o Combustion e o Color Finesse. Falarei aqui do Premiere Pro, mas a metodologia é similar em todos eles.

A primeira figura mostra uma parte do filtro de correção de cor no Premiere. Clique para ampliar.

Este filtro nada mais é que uma união de vários outros: brilho, contraste, saturação, curvas, etc. Sendo que você alterar os parâmetros como um todo ou por partes: definindo zonas de luz, sombra ou um ponto médio. As opções são:

Setting Keys - permite gravar a configuração de cores para usar em outros clips.
Black/ White Balance - define os pontos de branco, preto e cinza médio na imagem. A definição do ponto de cinza pode ajudar a retirar uma tendência de cor de uma imagem.
Tonal Range Definition - define as zonas de luz, sombra e tons médios, através de uma tolerância do nível de brilho.
HSL Hue Offsets - permite ajustar o "centro de gravidade" das cores, equilibrando ou criando uma tendência a um certo tom.
HSL - Ajuste de brilho, satruração, contraste, gamma, pedestal e ganho para cada tonal range.
RGB - Ajuste de gamma, pedestal e ganho para cada cor (Vermelho, Verde, Azul), em cada tonal range.
Curves - ajuste dos canais de Vermelho, Verde e Azul, através de gráficos de transferência.
Video Limiter - efetua um ajute automático dos níveis de brilho, de acordo com o sistema a ser usado (NTSC ou PAL).

Aliado a isso, costuma-se usar os gráficos de osciloscópio, outra novidade do Premiere Pro, mas que já existia em outros programas:

Com estes gráficos é possível visualizar os níveis de seu vídeo. A calibração destes níveis é importante para haver uma compatibilidade entre um sistema de TV. Os padrões, como NTSC e PAL-M, possuem normas que limitam o sinal, e qualquer coisa fora deste padrão pode aparecer distorcida. Claro que para vídeos no PC estes padrões não precisam se seguidos, mas estes gráficos ainda podem auxiliar no ajuste das cores.

O gráfico circular é o Vectorscope, que indica os níveis de crominância do vídeo. Ele só mostra a distribuição de cores, não se importando com o brilho. O ponto central é a falta de cor (branco, preto ou cinza), e conforme vai se afastando do ponto central, tem-se cores mais intensas. Quando você aumenta a saturação, você estará espalhando os pontos do gráfico para fora do centro. Se o seu vídeo conter pontos fora do círculo significa que existem áreas com excesso de saturação.

Este gráfico também indica seis áreas, indicando as cores fundamentais, que constam naquela imagem de barras coloridas (vide ao lado). Se você passar um vídeo com as barras coloridas e estiver tudo certo com seu aparelho, os pontos no vectorscope irão "cravar" nestas seis áreas.

Para ajustar seus pontos pelo vectorscope, use os controles do HSL Hue Offsets no filtro de correção de cor. Você poderá equilibrar as cores, centralizando a massa de pontos, ou jogar todos os pontos para uma determinada cor.

O segundo gráfico é o Waveform, que mostra a forma de onda do sinal de vídeo. Aqui só nos indica os níveis de brilho (luminância), sem mostrar informações sobre as cores. O eixo vertical indica o brilho, e o horizontal é a varredura (início e fim do quadro). O brilho é medido em IRE (Institute of Radio Engineers), unidade comum em transmissão de TV. Em NTSC, por exemplo, o sinal é limitado em uma faixa de 7,5 a 100 IRE. Mais uma vez, se você pretende usar seu vídeo em TV, procure corrigir os níveis dentro desta faixa.

Para mais informações, consulte os arquivos de ajuda do Premiere Pro e Combustion.

Teclas de atalho

As teclas podem ser reconfiguradas em Edit > Keyboard Customization. Abaixo segue o default de fábrica.

Comando Tecla
Ferramenta de seleção V
Ferramenta de seleção de trilha M
Ferramenta de Corte (razor) C
Ferramenta Slide U
Ferramenta de zoom Z
Ajustar a barra de trabalho (work bar) na seqüência Clique duplo na work bar
Ajustar posição do áudio e vídeo independentemente Segure Alt enquanto arrasta
Ajustar os pontos de entrada ou saída de áudio e vídeo independentemente Segure Alt enquanto arrasta
   

 

Free Web Hosting